segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pequeno mundo animal

Estava eu conversando com o Rodrigo e no final da conversa, ele disse pra mim sonhar com os marsupilames e eu perguntei o que era.. e ele disse que era um macaco e tals. Mas, como eu não conhecia esse macaco, ele disse pra mim sonhar com as girafas, e eu perguntei porque com as girafas? E ele disse que é porque ninguém mais comenta sobra as girafas, as pessoas esqueceram das girafas..etc. Então eu disse pra ele que a pouco tempo tinha passado uma reportagem sobre girafas no Caldeirão do Huck. E ele fico meio sentido, porque ele não tinha visto a reportagem.
Conclução: Eu decidi fazer uma postagem, contando um pouquinho sobre os animais que as pessoas acham que foram "meio" deixados de lado. Então eu pedi a quatro pessoas, o nome de um animal que elas achassem que havia sido meio esquecido/deixado de lado.
E foi assim que surgiu a lista a segui:

Girafas (Rodrigo Lubas)

Os machos chegam a 5 metros de altura e com suas línguas preênseis que alcançam até 40 centímetros são capazes de pegar as folhas de acácias, por entre pontiagudos espinhos nos altos dos galhos, que são sua principal fonte de alimentação. Elas são capazes de comer as folhas das árvores até 6 metros de altura. Para poderem pastar, têm de afastar uma da outra as pernas dianteiras. Devido ao baixo teor nutritivo das folhas, as girafas precisam comer grandes quantidades e passam quase 20 horas por dia comendo. O comprimento do corpo pode ultrapassar os 2,25 metros e ainda possui uma cauda com 80 centímetros de comprimento, não contando com o pincel final. O seu peso pode ultrapassar os 500 quilogramas. Apesar do seu tamanho, a girafa pode atingir a velocidade de 47 km/h.
O tempo de vida de uma girafa é de aproximadamente 15 a 20 anos.

Perereca (Ricardo Pires)

De pequeno porte, caracteriza-se pelos dedos terminados em ventosa, que lhe permitem prender-se a superfícies verticais. Os ovos são fertilizados pelo macho após a postura. A pererecas tem pele lisa e glandulas de veneno na pele. Elas também possuem as pernas mais longas em relação ao corpo, embora precisem da água pra reprodução habitam a maior parte do tempo nas árvores.

Condor (Erick Monticelli)

Os condores são aves de rapina gigantescas encontradas apenas no hemisfério ocidental. Duas espécies são reconhecidas: o condor-dos-andes (Vultur gryphus) na América do Sul e o condor-californiano (Gymnogyps californianus) na América do Norte.
O condor-dos-andes é maior em tamanho, com uma envergadura de até 3,2 metros, comparado aos 2,7 metros do condor-californiano.
Os condores pertencem à família de aves Cathartidae (também chamada de Vulturidae). Esta família é conhecida popularmente como “urubus-do-novo-mundo" porque todos os seus membros são encontrados apenas no hemisfério ocidental.
Ambos os condores se alimentam principalmente da carniça de mamíferos. Geralmente constroem ninhos em penhascos escarpados, embora ocorram algumas exceções. A ninhada geralmente é de um ovo, entretanto, se algo ocorrer, um ovo é posto em substituição. Pelo fato de os pais condores levarem mais de um ano para criar um filhote, a taxa de reprodução é extremamente baixa: geralmente de apenas um filhote, em média, a cada dois anos.

Ornitorrinco (Adrianne Ayumi)

O ornitorrinco é carnívoro e alimenta-se de insectos, vermes e crustáceos de água doce, tendo o corpo adaptado para uma vida aquática ou terrestre. Apesar de ser um mamífero, o ornitorrinco, em vez de dar à luz às suas crias, põe ovos que são parcialmente chocados no interior do corpo. Possui ferrões em suas patas e quando acuado os utiliza causando uma dor insuportável. Outra diferença importante em relação aos mamíferos placentários é que as fêmeas deste animal não têm mamilos e as crias sugam o leite materno através dos poros existentes em meio a pelagem da barriga. Quando as crias dos ornitorrincos estão dentro de um ovo, possuem um dente na ponta do bico chamado dente do ovo. Este destina-se a perfurar a casca do ovo. Pouco tempo depois do nascimento este dente cai.
“Estudos sobre o genoma do ornitorrinco, o estranho animal com pele, pêlos, bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, apontaram que o animal é, ao mesmo tempo, um réptil, um pássaro e um mamífero, segundo relatório publicado pela revista Nature.”

Búfalo- Africano (Edson)

O búfalo-africano (Syncerus caffer) é um mamífero bovino nativo de África. É um herbívoro de grandes dimensões, que atinge 1,7 metros de altura, 3 metros de comprimento e 900 kg de peso.
O búfalo-africano embora fisicamente semelhante ao búfalo comum encontrado na pecuária do norte do Brasil, é um animal de maior porte e selvagem.
O búfalo-africano nunca foi domesticado e permanece selvagem em regiões e parques nacionais da savana africana. Normalmente encontra-se em bando.
No passado a população dos búfalos-africanos chegou a 10 milhões de animais, atualmente estima-se que sobrevivem 900.000, sendo a maioria na savana da África oriental.

Obs: os nomes que estão entre parênteses ao lado do título, é o nome da pessoa que sitou o animal em questão.

Um comentário:

Unknown disse...

Hum..
Mundo animaal :D

Profª Dani - de Biologia! :D