domingo, 12 de setembro de 2010

Sonho em Preto e Branco

Daniela Santos Silveira

Ontem eu tive um sonho, um sonho preto e branco, no qual os negros vinham da África trazidos por brancos que de mãos dadas (negros e brancos) desciam nos portos brasileiros com sorrisos estampados no rosto, tambores e berimbaus nas mãos e seus orixás no coração.

Os homens brancos tratavam bem seus hospedes negros, que em troca lhe ensinavam a arte da capoeira, músicas de ritmos exóticos e sua culinária que trazia; canjica, feijão-preto, arroz e cuscuz.

Em um momento do sonho os negros e os brancos se deram as mãos; um negro, um branco, um negro, um branco, formando enormes filas de homens e mulheres. No final, reparei que o mundo parecia-se com um tabuleiro de Xadrez. Fiquei feliz e emocionada, mas então, vi que um homem branco que não estava de mãos dadas, mas sim a frente de todas as fileiras, colocou uma coroa na cabeça, e pegou um chicote na mão. No inicio não entendi, mas logo reparei que em todas as pontas das enormes fileiras, haviam brancos, e que os negros estavam cercados por todos os lados, presos aos homens brancos. Sem saída, os negros abaixaram a cabeça e fizeram tudo o que o homem branco ordenou.

Acordei de um susto como quem não quer mais sonhar. -Será possível que nem em sonhos podemos sonhar?! - Foi o que fiquei a pensar.

Lembrei-me mais tarde do sonho, o que me fez pensar em quanta coisa a cultura Africana nos influenciou; na música, na arte, na culinária, na dança ou até mesmo na língua. Engraçado é que ninguém lembra disso, ninguém lembra que quase todos os ritmos de música vieram da música negra, do Jazz e do Blues, e que tudo se originou a partir daí. Ninguém lembra que o nosso arroz com feijão de todos os dias, era comida de escravos, ah... Isso ninguém lembra.

Fico a me perguntar o que nós somos; cegos, ignorantes, indiferentes, ou simplesmente racistas. É engraçado pensar que todas as respostas me parecem tão óbvias quanto certas... Sinto vergonha da nossa humanidade.

A cultura negra é maravilhosa, e tem um histórico de comportamento muito melhor do que os brancos, afinal, os negros nunca fizeram nenhum povo como escravo, e nunca tentaram apagar completamente a cultura de um povo, bem diferente dos brancos, não é mesmo?! E depois os ignorantes ainda tem a capacidade de dizer que negro é sinônimo de ladrão e de bandido; logo se percebe a falta de cultura dessas pessoas.

É fácil dizer “eu não sou racista”, assim como também é fácil dizer “vivemos em um país de igualdade racial, do qual eu me orgulho muito”. É meus caros, vocês deveriam se envergonhar de tamanhas mentiras, o país em que vivemos é baixo, nega o preconceito quando ele esta ali, embaixo dos nossos narizes, e somente os cegos, ignorantes e indiferentes não podem ver isso.

Espero que um dia o racismo seja também abolido da mente humana, pois de nada adianta ser abolido na lei, quando ainda esta presente em nosso ser.

“Então, vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora e não espera acontecer”

Um dia ainda chegaremos lá, um dia ainda alcançaremos a igualdade, um dia ainda alcançaremos a felicidade.

“Somos todos iguais, braços dados ou não”

Agora, sonho com o dia em que o mundo entenderá que somos todos iguais.



Sim, muita coisa é igual ao outro artigo, afinal, este artigo foi baseado naquele, é .. uma releitura digamos, porém foram acrescentadas as exigências da professora Juliana (bjs sora!).. enfim, espero que gostem! Bjs, me liga! =*

Nenhum comentário: