quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As Cores Lá Fora



Daniela Santos Silveira

Fico a me perguntar o que nós somos; cegos, ignorantes, indiferentes, ou simplesmente racistas. É engraçado pensar que todas as respostas me parecem tão óbvias quanto certas.... Sinto vergonha da nossa humanidade.

É fácil dizer “eu não sou racista”, assim como também é fácil dizer “vivemos em um país de igualdade racial, do qual eu me orgulho muito”. É meus caros, vocês deveriam se envergonhar de tamanhas mentiras, o país em que vivemos é baixo, nega o preconceito quando ele esta ali, embaixo dos nossos narizes, e somente os cegos, ignorantes e indiferentes não podem ver isso. Pior do que assumir o racismo e diferenciar negros de brancos e amarelos de vermelhos, é ser racista e não assumir, é colocar uma mascara e fingir ser o que não é, é espalhar cartazes, e comercias de negros e brancos de mãos dadas e felizes pelas ruas da cidade, e depois ao caminho de casa, trocar de calçada só porque avistou um negro caminhando em sua direção. Meu caro, este é o pior racismo.

Nos dias de hoje é ridículo saber que negros ainda passam por situações constrangedoras como serem proibidos de entrar em alguns restaurantes, serem confundidos (tratados) como empregados e o pior de tudo, serem facilmente confundidos com ladrões e bandidos. Realmente parece que para os ignorantes, negro é sinônimo de ladrão e empregado. Lamento em informa-lhes, mas a escravatura já acabou, se vocês ainda não notaram, a princesa Isabel criou a lei da Áurea, abolindo completamente a escravidão.

Caros seres humanos, deixem de ser impotentes, evoluam, abram os olhos! Vocês estão em pleno século XXI e ainda não são capazes de perceber que brancos e negros são iguais, que cores não mudam caráter e que negro não é uma doença contagiosa...parem de pensar como seus tataravós, e mostrem que vocês tem capacidade de evoluir mentalmente. Se até mesmo os animais conseguem, porque nós não?! Vocês não se julgam tão mais evoluídos?! Pois bem, mostrem que são.

Como eu disse, falar é fácil, mas eu realmente sonho com o dia em que o ser humano será capaz de compreender e evoluir seus ideais. Por mais que o mundo nos decepcione, não devemos parar de lutar pela igualdade racial, eu não quero desistir de lutar, pois o mundo que aqui esta, também será o mundo em que meus filhos e netos estarão, e francamente, esta não é a realidade que um dia eu sonhei para eles.

Espero que um dia o racismo seja também abolido da mente humana, pois de nada adianta ser abolido na lei, quando ainda esta presente em nosso ser.

“Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga
E sem vontade...”

Mas tenho certeza que um dia ainda chegaremos lá. Vamos alcançar a igualdade, vamos alcançar a felicidade.




Este artigo foi escrito para aula de português, mas como a professora fez novas exigências, tive que alterar o texto, então, farei outra postagem, com o artigo novo. Espero que tenham gostado =)

Um comentário:

Anônimo disse...

mas nem da lei ele foi abolido ainda