domingo, 15 de março de 2009

Violência

No mundo em que vivemos o que não falta é violência, existe a violência domestica, violência de genero, violência familiar, violência física, violência institucional, violência moral, sexual e muitas outras. Mas hoje, quero falar de uma em especifico, quero falar da violência física pra quem não sabe, a violência física se resume em uma ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
Enfim, hoje, estava com minha família na praça Germania, próxima ao shopping Iguatemi, e por volta das 19h ao sairmos da germania, vimos uma cena que pode ser denominada como "provalecimento policial", três homens da brigada pararam dois homens que seguiam em uma moto, não sei o que se passava por lá, imaginamos que poderia ser roubo de moto, assalto a uma loja, ou algo do genero, mas creio que não foi. Um dos motoqueiros ainda usava o capacete e parecia estar algemado, o outro, com as mãos próximas ao corpo e totalmente imovel, olhava fixamente para o chão, enquanto o policial falava algo. Foi apenas o tempo de entrarmos no carro, e passar ao lado deles, pra assistir a cena de um brigadiano agredindo fisicamente o motoqueiro que ainda estava de capacete, com um porrete, acertando-lhe as partes intimas, enquanto meu carro passava pelo local, ainda deu tempo de ver o cidadão se retorcendo de dor.
Ai eu me pergunto, o trabalho da brigada não seria proteger os cidadãos, e prender os contra leis? E para prende-los, é necessário usar força física quando nem ao menos houve resistência?
Então, uns 5min. mais tarde, seguindo em direção a minha casa, ainda horrorizada com a cena presenciada, olho para o lado, ainda no carro, e vejo o motoqueiro e o carona, seguindo para algum lugar, o carona seguia com a mão na cintura, e ainda demonstrava dor pela agressão, o que já era de se esperar.
Vendo uma cena desta, o que podemos esperar da polícia? Como poderemos saber que um dia não seremos nós que vamos ser agredidos? E por qual razão tanta violência? Se é que existe uma explicação para a violência. Não se pode combater o mal com o próprio mal, violência só gera mais violência, é como diz a "sabia" "sorte" do orkut: "Olho por olho, e o mundo acabará cego".
Daniela S. Silveira

Nenhum comentário: