sexta-feira, 20 de março de 2009

Pequeno Mundo Animal II


OCAPI

É um animal herbívoro e de hábitos noturnos, vive na impenetrável floresta de Uele e Itúri. É uma estranha criatura. Sua cabeça e sua pelagem aveludada parecem ter sido tomadas de empréstimo à girafa. Tem a garganta branca e as ancas listradas de branco, assim como as pernas dianteiras. Como a girafa, o macho possui dois pequenos chifres cobertos de pele, entre as orelhas.
No cativeiro os ocapis gostam muito de legumes e costumam se afeiçoar aos seus tratadores.
O ocapi selvagem tem sido extensivamente caçado e está em perigo de desaparecer.
Características:
Comprimento: 2,20m
Altura na cernelha: 1,50m
Período de gestação: 14 meses


LISANG AFRICANO

O lisang se desloca entre as árvores com uma agilidade extraordinária. Seu corpo comprido desliza entre os galhos com tanta rapidez que parece não ter peso.
O lisang é encontradoem três regiões da floresta equatorial africana, na Libéria, nos Camarões e no Congo. Seu corpo é magro como o da ganeta, mas suas patas são mais compridas. Sua pelagem é vermelho-ruiva, salpicada de pintas negras.
Tem hábitos noturnos, alimenta-se de pequenos roedores, de insetos e também de frutos e bagas.
Características:
Comprimento: 33cm
Cauda: 38cm
Periodo de gestação: 12 semanas


VESPERTÍLIO-MARROM

O vespertílo-marrom vive na Europa e em grande parte da Ásia. É um morcego de tamanho médio, pelagem marrom-acinzentada e cara negra e lisa. Suas asas são muito grandes e seu vôo irregular, bem próximo do chão.
O vespertílio-marrom faz uma pequena hibernação em cada dia frio, mas a noite, mesmo que esteja fazendo muito frio, ele acorda e sai para caçar. Geralmente caça sozinho ou em grupos de dois ou três animais. Ele passa o dia em pequenas colônias, abrigado nas fendas de paredes ou em edifícios em construção. Na primavera, as fêmeas se reúnem para ter os filhotes.
Características:
Comprimento: 7cm
Cauda: 5cm
Peso: 25g


VISON-EUROPEU

O vison vive perto de lagoas, rios, riachos e quedas-d'água. Como a lontra, o vison cava sua toca nas margens cobertas de arbustos. É ótimo pescador. Alimenta-se de peixes, caranguejos, caracóis e outros moluscos. Às vezes apanha aves escondidas nos juncais. Excelente nadador, o vison movimenta-se com lentidão em terra firme. O periodo de acasalamento se inicia em fevereiro. O macho se cruza com diversas fêmeas, mas vive com uma só quando os filhotes nascem.
Quente, durável e leve, a pele desse pequeno carnivoro é tão procurada que quase nçai existem mais visons em estado selvagem.
Características:
Comprimento: 40cm, incluindo a cauda.
Idade média para maturação sexual: 1 ano.
Período de gestação: 2 meses
Ninhada: 5 a 10 filhotes por ano
Expele substância almiscarada quando perturbado.

Nenhum comentário: